Assunto: Controle do Espaço Aéreo
Entrará em vigor em
Essa publicação entrará em vigor no dia 12/06/2025 e revogará a Rotas Especiais de Aeronaves em Voo Visual na Área Terminal de São Luís
Esta Circular de Informação Aeronáutica visa ao ordenamento do tráfego de aeronaves voando VFR na Área de Controle Terminal de São Luís (TMA-SBWS), sob sua projeção e em todas as demais Estruturas nela existentes, estabelecendo Rotas Especiais de Aeronaves em Voo Visual (REA).
Em vigor em
Essa publicação revogou a Concepção Operacional ATM Nacional no dia 26/02/2025
Essa publicação revogou a Política da Aeronáutica para o Controle do Espaço Aéreo Brasileiro no dia 26/02/2025
Art. 1º A presente Diretriz tem por finalidade nortear as atividades relacionadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - SISCEAB, incluindo sua evolução até 2040, de forma a manter as operações no espaço aéreo sob a responsabilidade do Brasil seguras, eficientes, ordenadas e ambientalmente sustentáveis, consoante com as orientações do Comando da Aeronáutica - COMAER e levando em consideração as recomendações emitidas pela Organização de Aviação Civil Internacional - OACI. Entrada em vigor: 26 de fevereiro de 2025. Publicada no BCA nº 40 de 26 de fevereiro de 2025. Revoga a DCA 351-2/2021 (Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) nº48 de 12/3/2021 e a DCA 351-1/2020 (Portaria R-66/GC3 de 17/9/2020 - Boletim do Comando da Aeronáutica Reservado n°26 de 30/09/2020).
Em vigor em
Essa publicação revogou a TRANSITION ALTITUDE (TA) HARMONIZATION IN TMA OF THE BRAZILIAN AIRSPACE CONTROL SYSTEM (SISCEAB) no dia 08/05/2025
The purpose of this Circular is to inform users about the beginning of the revision process for transition altitudes (TA), aiming to harmonize TAs at 10,000` in all Terminal Control Areas (TMA) of SISCEAB. The TAs will be modified to 10,000’, as the Air Navigation Procedure Charts are updated, in accordance with the Implementation Plan detailed in item 5 of this Circular.
Em vigor em
Essa publicação revogou a HARMONIZAÇÃO DA ALTITUDE DE TRANSIÇÃO (TA) NAS TMA’S DO SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO (SISCEAB ) no dia 08/05/2025
A finalidade desta Circular é informar os usuários sobre o início do processo de revisão das altitudes de transição (TA), rumo à harmonização das TAs para 10.000` em todas as Áreas de Controle Terminal (TMA) do SISCEAB. As TAs serão modificadas para 10.000’, na medida em que as Cartas de Procedimento de Navegação Aérea forem atualizadas, conforme o Plano de Implementação detalhado no item 5 desta Circular.
Em vigor em
Essa publicação revogou a ROTA PARA AERONAVES EM TRANSPORTE REGULAR DE PASSAGEIROS PROCEDENTES DA TMA-RJ COM DESTINO A SBMT no dia 17/04/2025
Esta Circular de Informações Aeronáuticas (AIC) tem como objetivo direcionar as aeronaves sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), realizando transporte regular de passageiros, procedentes de aeródromos da TMA-RJ, com destino ao Aeródromo Campo de Marte – SBMT.
Em vigor em
Essa publicação reeditou a Sistema de Controle do Espaço Aéreo no dia 01/03/2024
Normatizar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e estabelecer as atribuições do Órgão Central e dos elos na sistemática de gerenciamento e controle da circulação aérea, civil e militar, de modo seguro e eficiente, conforme legislação nacional pertinente, acordos e tratados internacionais assumidos pelo Brasil.
Em vigor em
Essa publicação reeditou a Regimento Interno do Instituto de Controle do Espaço Aéreo no dia 28/05/2024
Capacitar recursos humanos, realizar pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, assim como executar avaliação de conformidade no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Entrada em vigor: 28 de maio de 2024. Publicado no BCA nº 100 de 28 de maio de 2024. Revoga RICA 21-188/2019.
Em vigor em
Essa publicação reeditou a Programa de Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica Aplicada ao Controle do Espaço Aéreo (PPCITA) no dia 01/01/2023
A PORTARIA DECEA Nº570/APLAN, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2022, aprova a REEDIÇÃO da Instrução que dispõe sobre o Programa de Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica Aplicada ao Controle do Espaço Aéreo (PPCITA).Entrada em vigor na data de 1 de janeiro de 2023. Publicada no BCA nº 219, de 29 de novembro de 2022. Revoga a Portaria DECEA nº 191/APLAN, de 28 de setembro de 2021, publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica nº 196, de 26de outubrode 2021.(ICA 351-5/2021)
Em vigor em
A ´Portaria DECEA Nº439/DNOR8 de 8 de setembro de 2022, aprova a EDIÇÃO da Diretriz do Comando da Aeronáutica que estabelece a Concepção Operacional UTM Nacional. Publicada no BCA nº 175 de 16 de setembro de 2022. Entrada em vigor : 3 de outubro de 2022.
Em vigor em
Divulgar aos usuários dos Serviços de Navegação Aérea a ativação do Serviço de Transmissão de Autorização de Controle de Tráfego Aéreo por Meio de Enlace de Dados, aqui denominado DCL (CLEARANCE DATA LINK).
Em vigor em
Estabelecer, para o período 2014 a 2021, o planejamento de atividades e projetos necessários a manutenção, operação, desenvolvimento e evolução do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Em vigor em
Aprovar a edição da Diretriz 351-5 “SWIM no ATM Nacional”.
Em vigor em
Esta Circular de Informações Aeronáuticas (AIC) tem por finalidade estabelecer e divulgar critérios específicos relacionados à apresentação de Plano de Voo para os voos VFR realizados inteiramente dentro das projeções dos limites laterais da TMA-SP e TMA-RJ.
Em vigor em
Inform the users of Air Navigation Services that the Meteorological Information for Aircraft in Flight Service is available via Data Link, herein referred to as DVOLMET (DATA LINK VOLMET).
Em vigor em
Estabelecer as ações para o contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), até 2014
Em vigor em
Em vigor em
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